As vítimas desta prática podem ser submetidas a qualquer coisa, a começar pelas condições degradantes de vida e de trabalho e a "acabar" nas diferentes formas de violência que sofrem, como retirar a liberdade e transformar estas pessoas em mercadorias, poucas são as pessoas que se conseguem salvar desta "vida", e voltar a uma estabilidade social e pessoal, apesar das marcas que são deixadas a nível psicológico e físico.
O tráfico humano tem como finalidade:
- Exploração sexual;
- Trabalho escravo;
- Remoção de órgãos (para venda em 90% dos casos);
- Adopção ilegal de crianças;
- Casamentos forçados;
E, na maioria das vezes as vítimas são mulheres, crianças e adolescentes em situações de vulnerabilidade social, cultural ou económica, para os quais contribuem as discriminações de género, raça ou classe social.
O tráfico humano não é um tema falado todos os dias, mas todos os dias acontecem casos. Todos os dias existem pessoas (de todo o tipo de idades) a desaparecerem para estes fins e, é necessário chamar à atenção das pessoas para estas situações, pois para além de graves nunca se sabe "o dia de amanhã", e tudo pode começar com um simples anúncio de algo que se pense ser de confiança, ou pela internet (meio mais comum). É preciso cuidados reforçados em tudo o que se faz e usa, tendo em conta os perigos que se correm nos dias de hoje.
Pequeno vídeo, para quem quiser ver, sobre o Tráfico Humano.
Sem comentários:
Enviar um comentário